O que é neurofeedback e como essa tecnologia pode melhorar sua saúde mental e qualidade de vida?
Você já pensou em treinar o próprio cérebro com tecnologia? Seria possível melhorar atenção e memória utilizando vídeos e jogos?
O neurofeedback é um treinamento de autorregulação que permite que a pessoa aprenda como alterar o funcionamento do seu corpo, a sua fisiologia, com o objetivo de melhorar a saúde e seu desempenho seja na escola, no trabalho, em provas e concursos e até mesmo em esportes.
Como funciona o neurofeedback?
Tecnologia
Equipamentos modernos medem a atividade fisiológica, como ondas cerebrais, função cardíaca, respiração e temperatura da pele. É um treino não invasivo, pois usa a própria capacidade do seu corpo.
Feedback
Mostramos essas informações de volta à pessoa e recompensamos o cérebro por alterar sua própria atividade para padrões mais apropriados, mais saudáveis. Este é um processo de aprendizado.
Aprendizagem
A apresentação dessas informações - geralmente em conjunto com mudanças de pensamentos, emoções e comportamentos - dá suporte ao desenvolvimento de padrões fisiológicos funcionais desejados.
Indicações
O treinamento em neurofeedback pode auxiliar em diversas dificuldades, como problemas de atenção, memória e foco, baixo rendimento e produtividade, dificuldades para dormir, manejo do estresse e da raiva, ansiedade e depressão, redução de crises de enxaqueca e epilepsia e auxiliar no desenvolvimento nos casos de autismo.
Quais as etapas de um treinamento com neurofeedback?
01. Identificação de sintomas e objetivos
O primeiro passo para é um atendimento inicial para conhecer as necessidades e expectativas do cliente fazendo uma avaliação criteriosa dos sintomas.
02. Mapeamento da atividade cerebral
O segundo passo é realizar um mapeamento cerebral do paciente identificando quais os padrões que geram os sintomas relatados, utilizando o Eletroencefalograma quantitativo (qEEG).
03. Criação de um protocolo personalizado
Com a análise do mapeamento são definidos treinos específicos para auxiliar na mudança dos padrões cerebrais do paciente que estão relacionados com os sintomas.
04. Sessões de treinamento
A atividade cerebral do paciente é monitorada e treinada com modernos equipamentos para alcançar padrões condizentes com os objetivos terapêuticos (p. ex. melhorar atenção, reduzir ansiedade).
Quem pode se beneficiar do neurofeedback?
O treinamento com neurofeedback é não invasivo, ou seja, o treinamento é feito utilizando a fisiologia da pessoa a seu favor, a partir do reforçamento de redes neurais em funcionamento é possível favorecer a plasticidade cerebral, reduzindo sintomas e aumentando a perfomance desejada. Desse modo todos os interessados podem se beneficiar do treinamento com neurofeedback, uma consulta com seu especialista servirá para ele esclarecer quais os ganhos possíveis e as indicações específicas para seu caso.
Você conhece alguém que gostaria de saber mais sobre esse tema ou teria interesse em fazer seu treinamento com neurofeedback? Compartilhe este texto e ajude quem precisa saber mais!
Bình luận